Warning: filemtime(): stat failed for /home/aristidesdosenfermos/www/wp-content/themes/bootscore-main/css/lib/fontawesome.min.css in /home/aristidesdosenfermos/www/wp-content/themes/bootscore-aristides/functions.php on line 19
Biografia - Aristides dos Enfermos

Aristides dos Enfermos

Aristides Inácio Dias

Biografia

A vida de Aristides Inácio Dias

Nascido em 02/01/1919 no estado do Rio de Janeiro, ainda criança mudou-se com a família para a cidade de Mimoso do Sul, no Espírito Santo, cidade em que recebeu a Primeira Comunhão em 20 de novembro de 1933.

Sr. Aristides

No ano de 1935, juntamente com sua família, acabou se mudando para Resplendor (MG), onde em 18 de maio de 1938 casou-se com Zilda Rodrigues. Quase um ano após a união, mais precisamente em 16 de fevereiro de 1939, nasce a primogênita do casal, Maria e assim teve início a grande família de Aristides e Zilda.

Em 1949, seu Aristides e família mudam-se para o distrito de Calisto, e ali dá início em seu ministério em favor da Igreja.

No começo da década de 50, Aristides trabalha na construção do Santuário de Nossa Senhora do Carmo, no distrito de Calisto, e anos mais tarde, por motivos financeiros, Aristides se muda novamente com a família para outro distrito.

A dificuldade financeira era tanta: “Eu fiquei com vergonha de ir à Missa descalço”. Mas, um dia falou para a esposa que iriam de qualquer jeito: “Eu fui descalço, com a roupa que tinha, ela também”.

Em 10 de agosto de 1963, Aristides se muda com a família para a cidade de Umuarama, no Paraná, cidade onde 20 anos mais tarde torna-se MECEP, na Capela São Paulo, hoje Paróquia.

Em 17 de setembro de 1986 sua esposa Zilda Rodrigues Dias, mãe de seus 12 filhos, veio a falecer. Em janeiro de 1987, Aristides casa-se com Rita e começa a participar das missas na Paróquia Catedral de Umuarama.

Enquanto esteve em Umuarama, por 20 anos visitou hospitais levando a Eucaristia e a Palavra de Deus, ficando assim, conhecido como “Aristides dos Enfermos”.

Perguntado sobre o significado da Eucaristia em sua vida, Aristides dizia:

“A Eucaristia é a coisa mais sublime que existe. É tudo de bom multiplicado pelo infinito. Não tem comparação porque é o próprio Jesus que a gente tem a felicidade de receber no coração. Se eu pudesse, O receberia todos os dias”.

Durante os 80 anos após sua iniciação à Fé cristã, Aristides dizia que se considerava um homem “quase maduro na Fé”.

Na madrugada de 17 de julho de 2013, Aristides dos Enfermos deixou o seu corpo debilitado e “voltou para a casa do pai”, como ele dizia a respeito da morte.

Em 09 nove de julho de 2021, Dom Mamede (Bispo Diocesano de Umuarama), autorizou o início das orações pela sua santificação.


Galeria de imagens

To top